Saturday, October 28, 2006

A sociedade e o compromisso social


"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos." (Rudolf Dreikurs)

Em crítica crise social, o neoliberalismo está sendo desmascarado. Uma anti-política que aglutina os interesses de grandes corporações internacionais, ignorando os objetivos mais simples de direitos humanos e sociais. Uma política que preza pelo Estado Minimo. O neoliberalismo é de fato o "capitalismo sem-luvas", ele representa uma época em que as forças empresariais são maiores, mais agressivas e se defrontam com uma oposição menos organizada do que nunca. Neste ambiente político ele trata de normatizar o seu poder político em todas as frentes possíveis.

A globalização imperalista é o que mais tem causado desastre. A globalização é ideologia repressiva, que atinge nossa liberdade individual. Consumismo é a palavra chave dessa perversidade capitalista. Quero propor uma reflexão sobre até onde o homem é capaz de manipular e ser manipulado por essa política pouco consciente de que o ser humano deve ser levado em consideração.

Minha solução: não vamos fazer guerrilhas. O capitalismo e neoliberalismo devem ser usados a nosso favor. É possível negociar uma globalização mais humana então? Difícil, porque a mentalidade dos que estão no poder é a da força e dominação, e não da igualdade e diálogo para negociação.

Portanto, a sociedade deve se unir para canalizar forças e assim combater as doenças sociais. Como? Descubra como. A minha forma é indo a campo e criando subsídios para a sociedade progredir. O conhecimento é um caminho, a força de vontade e a mudança de postura são outras opções. Só que realmente juntar tudo isso é um desafio.

Precisamos lutar contra a perversidade neoliberal e suas idéias darwinistas sobre a organização social. Denunciar a falácia do FMI, do desmonte do Estado e a globalização imperialista. É apenas uma conscientização. Agora, se você prefere continuar a conservar esses valores, será sempre cego. Sempre passará a responsabilidade da foto acima para o Estado. Como se o Estado não aglutinasse o que pensa e as atitudes que tomam uma determinada sociedade.

Deixo algumas frases do Gabriel, o pensador, aqui, para reflexão:

"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.A gente muda o mundo na mudança da mente.E quando a mente muda a gente anda pra frente.E quando a gente manda ninguém manda na gente.Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença semcura.Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança dopresente a gente molda o futuro!Até quando você vai ficar levando porrada, até quando vai ficarsem fazer nada?Até quando você vai ficar de saco de pancada?..."Até quando você vai levando?"

2 comments:

Anonymous said...

Pessoas como vc já fazem a diferença. Parabéns pela iniciativa e sucesso profissional. Vc merece.
Bjos linda!

Giul Martins said...

O negócio mesmo é estudar as estratégias e utilizar das armas do inimigo contra o próprio para que assim eles provem do próprio veneno sem ter noção. Principalmente porque 'a diferença entre o remédio e o veneno é a dose'!!!