Tuesday, November 14, 2006

De gênios para robôs



"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará a seu tamanho original"
A. Einsten

Dedico este post para falar do abandono do ensino pelas disciplinas de reflexão, de questionamento e experiência da realidade, trocadas por técnicas operacionais de caráter "robótico". Pensar se tornou algo extinto do vocabulário escolar e acadêmico. Hj, o novo ensino neoliberal preza pelo "executar, produzir". Não que esteja errado. Mas para uma boa produção ser bem realizada ela precisa passar por um filtro que eu chamo de consciência filosófica. Será que a obrigação das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo do Ensino Médio concebidas pela Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (Resolução de ago/2006) irá conseguir compensar essa educação superficial e tecnicista exposta durante uma boa quantidade de anos?

Hoje estamos presos a uma lei de mercado que separa o pensar do agir. Antigamente, o conhecimento era buscado para resolver problemas do mundo e dos seres humanos. As ciências existiam em prol da descoberta científica, algo que fizesse do estudante um gênio, um observador constante da realidade, que descobre as coisas, que cria fórmulas para os problemas. Hoje copiamos fórmulas, sem questioná-las, sem testá-las. Apenas as aceitamos para sobreviver no mercado de trabalho. Executamos a operação, mas não somos capazes de criá-la. Não pensamos antes de agir, não gostamos de procurar o conhecimento, queremos-o pronto. Gostamos de receber as coisas prontas para apenas serem executadas. Mas não queremos pensar e desenvolver coisas novas.

Hoje não se formam mais gênios de antigamente porque nos parece que a natureza não precisa mais ser investigada. As fórmulas já estão prontas, basta copiá-las. Faço essa crítica em torno do superficial mercado de trabalho, que contrata mão de obra para executar a obra já pronta, e não para criá-la. E esse poder de criação é que nos faz gênios - o poder de interferir nas leis, nas regras e modificá-las. Descobrir as coisas do mundo, fazer perguntas, desafiar o que é imposto como verdade absoluta. Eis o mal do modernismo, que nos coloca como fantoches controlados por um sistema que não quer que pensamos, porque sem pensar não vamos questionar as coisas e assim não vamos ter vontade de mudá-las. O comodismo tomou conta de nós, porque receber as coisas prontas é mais confortável.

Hoje recebemos uma educção tecnicista pouco preocupada com a consciência filosófica e científica. Na escola, aprendemos matemática como um amontoado de fórmulas, mas não sabemos seus significados, não sabemos aplicá-las na natureza. Aprendemos biologia, mas não preservamos o meio ambiente. Aprendemos história, mas não temos opinião política do governos atual. E na faculdade não é muito diferente. São poucas as universidades que se preocupam com a formação humana e filosófica, e apenas ensinam um amontoado de técnicas operacionais. É um profissional formado não para inovar o mundo, apenas para repetir fórmulas que outros milhões de profissionais fazem igual. E essa é a diferença: o que vc já fez na ciência? O que vc contribui para o novo? O que vc modificou, questionou, criticou antes de adquirir? Realmente, o sistema inibe esse pensamento porque é mais cômodo pra ele que nada se questione, que tudo se aceite, porque assim a dominação ideológica educacional tecnicista se enraize cada vez mais.

Einsten, em relação às leis da da física: duvidou tudo o que era tido e passado como verdade inquestionável, para criar sua própria lei, a mais perto da lógica e da verdade. Talvez, ao apenas executar uma operação, ficamos longe de buscar a verdade escondida e oculta ali. Porque somos apenas robôs programados para fazer as tarefas, subordinados a um sistema que, todo dia, rege a marcha para nós, os soldados trabalhadores, que só nos resta obedecer.

4 comments:

Anonymous said...

Oi Má...
As pessoas só enxergam essa consciência e a utilidade filosófica qdo precisam dela... infelizmente o sistema além de autoritário, é alienante, e amídia serve de instrumento pra ajudar e manter essa alienação... vc sabe né...
O ensino poderia ser mto mais reflexivo e ajudar na realidade, mas apenas uma mísera parcela da população enxerga isso...
Bjão

Anonymous said...

Olá mari!
Adorei o blog.... e gostei muito desse post!!!! De Gênios para robôs programados mesmooooo, infelizmente! E assino embaixo!

Anonymous said...

Dentre tantos blogs aliados a um senso comum desprezível, considero q este é um blog q realmente tem um alto conteúdo intelectual e crítico.
Parabéns Mari

Anonymous said...

Oi Mari, tudo bem? Adorei seu blog, não conhecia...hj entrei e li...sensacional...escreve muito bem...grande futuro....torço mto por vc
Bjos